• 18.04.2023
  • Redação

Em encontro da Esfera, deputado Pedro Aihara fala sobre prevenção a desastres, sustentabilidade e Congresso

Nesta segunda-feira, 17, promovemos um encontro entre o deputado federal por Minas Gerais Pedro Aihara, empresários e outras figuras dedicadas à vida pública.

Ex-porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas, o deputado é graduado e mestre em Direito, além de especialista em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP) e em Prevenção de Desastres pela Universidade de Yamaguchi, no Japão. Não à toa, defende a prevenção a desastres.

“Lá em Tóquio, foi construída uma zona para conter todo o excedente de chuvas. É uma estrutura gigantesca e, embora tenha sido muito cara e tenha menos de vinte anos, ela já se pagou quatorze vezes por meio dos prejuízos evitados”, disse Aihara. “Uma obra é cara. Mas qual é de fato o custo social disso?”, acrescentou.

O deputado destacou que, com o impacto na vida das pessoas, há ainda o prejuízo econômico quando se trata de desastres. Também pauta do encontro, a questão ambiental foi comentada por Aihara. “Há uma expectativa de que isso avance no Brasil e gere captação de recursos. E vai ser fácil para o governo Lula ser bem-sucedido nesse sentido, porque o governo anterior precarizou muito o tema”, afirmou.

Quanto a decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para modificar o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, o deputado disse: “Depois de uma aprovação custosa e até atrasada em relação a outros países, voltar atrás não é um bom movimento. O indispensável para um país que pretende crescer é o saneamento básico”.

Comunicativo e alinhado ao centro, Aihara contou que costuma confundir os colegas no Congresso, já que conversa com todos os lados. “A ideia é fortalecer o diálogo. O embate tem que ser de ideais, não de pessoas.”

x

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.