• 07.11.2023
  • Redação

‘Se hoje temos a eleição do Lula, isso se deveu a uma decisão do STF’, diz Gilmar Mendes; bolsonaristas reagem

Ministro do Supremo deu declaração durante evento em Paris; nas redes sociais, parlamentares alinhados ao ex-presidente criticaram o magistrado: ‘Confissão de culpa’

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STFGilmar Mendes afirmou neste sábado que a eleição do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só ocorreu devido a uma decisão da Corte. A declaração foi dada no evento Fórum Esfera Internacional, que ocorreu em Paris, na França. A fala do magistrado não agradou parlamentares da oposição, que foram às redes sociais para rebatê-lo.

— Se hoje nós temos a eleição do presidente Lula, isso se deveu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal. É preciso reconhecer isso. De novo, Milan Kundera: “Vamos travar a luta contra o poder absoluto, mas vamos travar a luta contra o esquecimento, a memória contra o esquecimento”. Isso é fundamental. Se a a política deixou de ser judicializada e deixou de ser criminalizada, isso se deve ao Supremo Tribunal Federal.

Ao dizer que a vitória de Lula só foi possível após uma decisão do STF, Gilmar se refere às condenações do petista no âmbito da Operação Lava-Jato, que o tornaram inelegível pela Lei da Ficha Limpa — em 2018, por exemplo, ele não pôde participar da corrida presidencial em virtude disso. No entanto, as sentenças do ex-juiz Sergio Moro acabaram derrubadas no Supremo, que determino o retorno das ações à primeira instância, permitindo que Lula disputasse — e vencesse — as eleições do ano passado.

x

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.