• 07.11.2023
  • Redação

Sarkozy cita protagonismo internacional de Lula e diz que ONU ‘desapareceu’

Ex-presidente francês diz que vontade de Lula de levar voz do Brasil ao mundo é incontestável e afirma que organismos multilaterais estão ultrapassados

Sarkozy cita protagonismo internacional de Lula e diz que ONU 'desapareceu'
Sarkozy cita protagonismo internacional de Lula e diz que ONU “desapareceu”

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy citou o protagonismo internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disse, nesta sexta-feira (13), que o Brasil é o parceiro ideal para a França, em participação no evento Fórum Internacional Esfera, em Paris.

Sarkozy também fez críticas contundentes a organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e os Estados Unidos.

“Quando Dilma [Rousseff] era presidente, ela não tinha o protagonismo internacional de Lula. Podemos estar de acordo ou não com Lula, mas a sua vontade de levar a voz do Brasil ao mundo é incontestável”, disse Sarkozy, durante o painel “Brasil: o melhor negócio do mundo”.

“E a França tem que agarrar essa oportunidade. O Brasil é uma grande potência demográfica e ignoram o poder político do Brasil”, completou.

O ex-presidente, que governou a França entre 2007 e 2012, disse que o amigo ideal para o Brasil não pode ser potente demais, nem tão fraco demais, como a França. E fez uma crítica severa aos Estados Unidos.

“Os Estados Unidos são como um senhor que usa um sapato 63. Ele te esmaga com o sapato, te pisa em cima, ele levanta o pé e pergunta: o que você estava fazendo embaixo do meu sapato?”, afirmou o ex-presidente da França.

“Um amigo potente demais é um amigo por vezes perigoso; um amigo que não tem potência, ele é simpático para ir à praia, para jogar carta, falar da vida, mas politicamente não interessa. Brasil e França, nós somos feitos para trabalhar juntos”, acrescentou.

x

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.