Na Mídia: A empresários, Gleisi fala em voltar a investir em refinaria como solução para crise na Petrobras, defende gastos públicos para infraestrutura e critica privatização da Eletrobras
Em busca de diálogo da campanha de Lula com setores do mercado, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, tem feito uma série de conversas com empresários para ouvir preocupações e pleitos no ano eleitoral e também para passar um panorama do que pensa o PT para uma eventual agenda econômica num novo governo.
Na segunda-feira (4), em um jantar com empresários realizado na casa de Joao Camargo, em São Paulo, Gleisi Hoffmann criticou os preços em dólar da Petrobras ao dizer que a estatal possui um dos menores custos de produção do mundo. Como uma eventual solução, sugeriu um aumento da capacidade de refino do país com a volta da construção de novas plantas de refino.
Aos empresários, a presidente do PT defendeu o papel do Estado como indutor da economia, por meio de investimentos para a área de infraestrutura e também financiando setores com juros subsidiados, por exemplo.
Na conversa, a presidente do PT citou ainda o presidente americano, Joe Biden, e defendeu o aumento de gastos públicos para financiar programas sociais.
As informações, apuradas pelo blog com participantes do encontro, foram confirmadas pela presidente do PT à reportagem nesta terça-feira (5).
No entanto, ela admite que qualquer revisão em um eventual novo governo do PT dependerá de diálogo com o Congresso – em sua maioria, de perfil conservador.