CNI promove debate nesta quarta (21/6) com especialistas como o ministro da Fazenda e os presidentes do Legislativo. Assista ao vivo
A reforma tributária é o assunto do momento na economia brasileira. Isso porque a proposta simplificará a cobrança de tributos para favorecer a competitividade entre as empresas. Ou seja, é uma simplificação e modernização que aquecerá o mercado e, em consequência, gerará renda e empregos. Necessário em um país que hoje tem o sistema tributário mais complexo do mundo.
Os benefícios são esperados pela mudança na estrutura tributária do Brasil. A proposta prevê a troca de um modelo caótico, com diversas legislações e alíquotas e repletos de problemas na cobrança de cinco tributos por um modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) mais eficiente, alinhado às melhores práticas internacionais, moderno e já testado por mais de 170 países.
Com a reforma, o Brasil passará a ter um IVA-Dual no lugar de PIS, Cofins e IPI, ICMS e ISS. O IVA será dividido em dois: um tributo federal sobre valor agregado (CBS) e um tributo subnacional sobre valor agregado (IBS). Esse novo modelo elimina várias distorções, simplifica e dá mais transparência à tributação sobre o consumo.
Há cerca de três décadas, economistas, políticos e empresários discutem a reforma tributária no Brasil e os benefícios para a população. Mas, você está conseguindo acompanhar o que realmente representaria essa mudança na sua vida? Pois está na hora de você ficar por dentro do assunto.
Por isso, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove, em parceria com a Esfera Brasil, o seminário “Reforma Tributária: a hora é agora”, nesta quarta-feira (21/6), das 9h às 12h. O debate será na sede da instituição em Brasília (DF), com transmissão ao vivo no canal da CNI no YouTube.
Dividido em dois momentos, o evento aborda “a nova proposta da reforma tributária” e “o desafio político da reforma tributária”.
O seminário conta com a participação de especialistas no tópico, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira, o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, o relator da Reforma Tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e o coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Além de autoridades da Confederação, como o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e o conselheiro da entidade, Armando Monteiro.
Assista o debate: