Excelente notícia para o agronegócio nacional: o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destinou US$ 1,2 bi em recursos para financiar projetos sustentáveis da agricultura brasileira. O objetivo é fortalecer e abrir margens para o crescimento do setor com a melhora da renda e do acesso a serviços básicos no Brasil rural. Isso vai ser feito por meio de iniciativas e práticas sustentáveis que apoiem e incentivem o desenvolvimento econômico e social sem deixar de lado a preservação do meio ambiente.

O montante poderá ser utilizado em várias frentes - com destaque para os US$ 230 milhões que serão destinados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário no Nordeste (AgroNordeste) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).  

As linhas de crédito do BID ficarão disponíveis por dez anos e os projetos apresentados devem estar alinhados com as políticas estabelecidas para o setor agropecuário e o desenvolvimento rural definidas como prioritárias pelo Plano Estratégico elaborado pelo Mapa, com metas que devem ser atingidas até 2031.