Em evento realizado pela Esfera Brasil nesta sexta-feira (11), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, traçou um panorama da inflação brasileira – que deve, segundo ele, atingir o ápice entre os meses de abril e maio deste ano. E avisou: o próximo governo terá de lidar com a questão fiscal.
Segundo o chefe do BC, o atual ciclo inflacionário foi causado, sobretudo, pela alta do petróleo e acompanhou a subida dos preços em âmbito global. “Nos ciclos anteriores vivemos um quadro inflacionário destacado do restante do mundo, o que não ocorre agora. Além da curva dos Estados Unidos, tivemos surpresas, como a alta no Chile”, comparou.
Campos Neto é otimista a respeito da recuperação depois do primeiro quadrimestre, momento em que, para ele, a inflação do país verá uma queda acelerada.
O presidente do BC também antecipou a agenda do ano da autoridade monetária. Na área de tecnologia, o Pix deve ganhar novas funcionalidades, já em desenvolvimento. Funções como o débito automático, liquidação não prioritária, remuneração de conta PI e o PIX cobrança em arquivo padronizado devem estar disponíveis aos usuários em breve.
|