• nov | 2025
  • Redação

Maioria no Senado é meta da direita para 2026

O que o senador Carlos Portinho (PL-RJ) almeja para 2026 é a maioria da direita no Senado. O líder da oposição na Casa declarou, durante evento na Casa ParlaMento, que o grupo tem como objetivo consolidar maioria no Legislativo. “Nós faremos essa maioria no ano que vem, independente do resultado da eleição presidencial”, declarou o senador. Atualmente o grupo conta com 32 das 81 cadeiras. 

Apesar das expectativas positivas para o próximo ano, o parlamentar apontou que teme uma fragmentação regional do seu campo político. “A direita vai ter que ter uma maturidade muito grande para não se dividir, como a esquerda fez em várias eleições”, avaliou.

O senador sinalizou, ainda, que pode deixar o Partido Liberal para concorrer à reeleição. Esse posicionamento influencia a costura das campanhas no Rio de Janeiro, já que a expectativa é que Portinho concorra com o correligionário e atual governador, Cláudio Castro.

Temas estruturantes

Ainda, Carlos Portinho acredita que faltam pautas transformadoras para o País, que não estão sendo debatidas dentro do Congresso Nacional. Para ele, o governo do presidente Lula (PT) peca ao aprovar pautas estruturantes sem mudanças orçamentárias, como corte de gastos.

O senador acredita que debates de projetos como a reforma tributária e a reforma do Imposto de Renda são positivas, mas falta coerência ao Executivo. “Eu também falava: ‘a gente só vai chegar à faixa de isenção ou pela desvalorização da moeda, ou por aumento de imposto. E o governo escolheu os dois caminhos, e não alternativos”, afirmou.

Portinho também teme que a reforma tributária impacte os profissionais liberais de forma negativa, com uma possível oneração.

x

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.