Concebido para acompanhar o desenvolvimento de políticas públicas que resultem em ganhos para a sociedade e reflitam em melhorias no ambiente de negócios a médio prazo, o ParlaMento foi oficialmente lançado na noite desta quarta-feira, 19, em Brasília. A solenidade reuniu representantes dos Três Poderes, que foram unânimes em enaltecer o diálogo como ferramenta imprescindível para o crescimento sustentável do País.
“Diálogo significa a capacidade de assumir compromissos e ter responsabilidades perante a sociedade. A política exercida com valores é uma das atividades mais nobres que podem existir. A atividade de fazer bem para o Pais”, afirmou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, em painel que também contou com a participação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e com o recém-eleito presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
A solenidade contou com inúmeras autoridades em diferentes níveis de governo, além de figuras de destaque do mundo político, como o deputado federal e presidente do MDB, Baleia Rossi, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o governador do Pará, Helder Barbalho, o procurador Geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho.

A necessidade de unir o País em um esforço com a participação em conjunto da sociedade organizada, com foco na agenda da produtividade e da eficiência econômica, permeou o debate. De forma prática, o ParlaMento deve endossar um dos fundamentos da vida republicana, aproximando da sociedade as decisões tomadas pela classe política em espaços como as comissões permanentes da Câmara dos Deputados e do Senado.
“Essa inauguração já fala mais do que qualquer palavra. O Brasil precisa de diálogo e de compromisso para enfrentar os desafios com muita responsabilidade. Estar aqui neste momento é mais um indicativo que nós queremos remar na mesma direção, de um País mais próspero e mais justo”, afirmou Hugo Motta durante seu painel.

“O Congresso Nacional deu uma demonstração de união tanto na eleição do Davi [Alcolumbre, presidente do Senado] e do Hugo Motta. Só se fala em polarização, e esses dois homens públicos tiveram o apoio tanto da extrema esquerda, da direita e do centro. Isso é uma demonstração clara de que chegou o momento de os homens de bem do País pacificarem o Brasil”, ilustrou o senador Ciro Nogueira, que também teve um momento de fala entre os presentes.
Instituto Esfera de Inovação e Estudos
A noite ainda marcou o lançamento oficial do Instituto Esfera de Inovação e Estudos. Nas palavras do presidente do Conselho de Administração da Esfera Brasil, João Camargo, essa nova vertente deverá aprofundar pesquisas com foco em eficiência econômica e difundir o conhecimento em função da busca de soluções para problemas do Brasil, em um ecossistema estreitamente integrado com o ParlaMento.
“Vamos oferecer bolsas de estudos para mestrandos e doutorandos, para fazer uma pesquisa de ponta para tirar o nó de crescimento [do Brasil] ou algo parecido. Criamos um conselho de notáveis e fizemos o primeiro estudo sobre ineficiência da máquina administrativa”, contou João Camargo a uma plateia que também era composta por formadores de opinião dos mais variados veículos de comunicação.
