- Na mídia
- 12.03.2024
- Redação
3º Prêmio Mulheres Exponenciais reconhece força feminina e engaja público
Como reconhecimento à trajetória bem-sucedida de sete personalidades femininas em diferentes áreas, a 3ª edição do Prêmio Mulheres Exponenciais, promovido na noite desta terça-feira, 12, enalteceu a capacidade das mulheres de tornar o ambiente profissional mais plural ao liderar equipes em empresas privadas e órgãos públicos.
O talento e o protagonismo feminino foram premiados em sete categorias diferentes: Relações Internacionais, Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Impacto na Sociedade, Gestão Pública, Governança e Comunicação. As homenageadas foram, respectivamente, a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres; a fundadora da Sigma Lithium, Ana Cabral; a head de Responsabilidade Social do BTG, Martha Leonardis; a procuradora geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra; a secretária executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior; a vice-presidente Jurídica da Cosan, Maria Rita Drummond; e a jornalista Daniela Filomeno.
Ao final, houve um momento para uma surpresa a Samanta Quadrado, atriz com Síndrome de Down. Após assistir a um vídeo enviado pela atriz Giovanna Antonelli, enaltecendo seu trabalho como atriz, ela foi até o palco para receber um buquê de flores, e fez um discurso sobre de que forma tem lidado com os desafios da profissão.
A solenidade ocorreu no Solar Fábio Prado, que recebeu excelente público, e começou com uma mesa em que participaram a jornalista Elisa Veeck, a advogada Gabriela Araujo e a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa. Ela destacou que dos nove diretores do banco, quatro são mulheres.
Durante as pouco mais de duas horas de premiação, as homenageadas fizeram discursos em que relembraram momentos que marcaram sua trajetória como pontos de virada, e que contribuíram para que fossem bem-sucedidas. Neste caminho, a busca por reconhecimento em profissões marcadas por forte presença masculina, como a administração pública, ou mesmo a gravidez, que traz outra perspectiva pela ausência do ambiente profissional por um período determinado, moldaram a forma de encarar os desafios profissionais ao provocar reflexões sobre a necessidade de se manter fiel ao próprio propósito.
Entre as falas das mulheres premiadas, muitas chamaram a atenção para a necessidade de fazer com que políticas que promovam a diversidade no ambiente empresarial sejam encaradas não somente pela ótica da reparação, uma vez que as mulheres são maioria na sociedade brasileira, mas principalmente sob o viés da eficiência para os processos administrativos.
Times liderados por mulheres possuem grandes chances de terem o processo de tomada de decisão inserido em uma lógica mais abrangente, aumentando as chances de contemplar diferentes pontos de vista, seja em âmbito público ou privado.
O Prêmio Mulheres Exponenciais contou com patrocínio de Acciona e Huawei, além de apoio da Ferrero, Granado e Vero Latte.