Secretária do Planejamento, Leany Lemos fala sobre PPA, arcabouço e estratégias em encontro da Esfera
Desta vez foi a secretária de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Leany Lemos, quem encabeçou um encontro por nós promovido com a intenção de fomentar o diálogo entre o público e o privado. Peça importante na pasta comandada pela ministra Simone Tebet, a secretária falou sobre o novo arcabouço fiscal, o Plano Plurianual (PPA) e estratégias para decisões orçamentárias.
Quanto ao arcabouço, assunto focal quando se trata de economia no Brasil atual, Leany tem expectativas positivas e acredita que a nova regra deva ser aprovada ainda neste semestre. A secretária comparou a urgência do arcabouço com a pressa de que se chegue a um consenso sobre a reforma tributária, para a qual também observa convergência – percepção respaldada pelos outros presentes no encontro.
Ao escutar diferentes representantes da sociedade civil expressarem suas dúvidas e opiniões acerca dos próximos passos para o desenvolvimento do Brasil, ela reforçou sua percepção sobre a necessidade da troca de ideias. “Nosso objetivo é dialogar, ouvir e entender o que os diversos setores querem. Eu acredito nas convergências. Respeitamos as divergências, mas queremos construir em cima das convergências”, afirmou.
Antes secretária de Planejamento do Distrito Federal – de 2015 a 2018 – e do Rio Grande do Sul – de 2019 a 2020 –, ela tem vasta experiência na área e busca agora modernizar a pasta por meio de um PPA com base em resultados e Key Performance Indicators (KPIs), bem como em recomendações da sociedade, desde que de forma organizada. “Estamos no processo de elaboração de oficinas, fazendo o repositório até junho. O projeto de lei do PPA vai para o Congresso no fim de agosto”, estimou.
Para ela, onde não há cultura de planejamento, fica difícil mensurar a efetividade do que se é feito. “Se não soubermos calcular, parece que só o 100% vale. Mas não podemos esquecer que 75% também é um bom resultado”, disse.